sexta-feira, 10 de junho de 2011

E em Olhão, foi assim e será até domingo...





Pelo terceiro ano consecutivo está decorrer, de 6 a 12 de Junho/2011, a «Semana do Bebé de Olhão», que é organizada pelo Grupo de Apoio à Saúde Mental Infantil (GASMI) do Centro de Saúde de Olhão (ACES Central) da ARS Algarve IP e pela Câmara Municipal de Olhão, esta edição tem como tema: «Brincar desde o colinho». A madrinha convidada é a jornalista e apresentadora de televisão Rita Ferro Rodrigues.

Sendo um projecto de prevenção primária dirigido à comunidade, a «3ª Semana do Bebé de Olhão» procura envolver toda a comunidade na dinamização de actividades a realizar ao longo de uma semana inteiramente dedicada ao bebé, sensibilizando para uma parentalidade mais responsável promotora da saúde mental na primeira infância, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde, da Rede Europeia para a Promoção da Mental e a Prevenção das Perturbações Mentais, da Comissão Nacional para a Reestruturação dos Serviços de Saúde Mental e do Plano Nacional de Saúde Mental, que salientam a importância de programas comunitários de prevenção como o meio mais eficaz e barato para diminuir a prevalência das perturbações psiquiátricas das populações.

Esta edição procura chamar a atenção para o brincar enquanto forma de comportamento humano, que, mais do que uma «ferramenta», é condição essencial para o desenvolvimento da criança.

O Projecto da «Semana do Bebé de Olhão» foi seleccionado em 2009 entre os 19 melhores projectos candidatos ao Prémio de Boas Práticas em Saúde, para apresentação no Encontro «Equidade, Efectividade e Eficiência em Saúde – 3ª Edição Prémio de Boas Práticas NOVARTIS ONCOLOGY/APDH» em Beja, organizado pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, em parceria com a Administração Central do Sistema de Saúde e o Alto Comissariado da Saúde e Direcção-Geral da Saúde.

Este ano a Semana do Bebé de Olhão é realizada com o apoio Institucional da UNICEF e com o envolvimento de 59 instituições.
O Prémio Mérito e Excelência deste ano foi entregue à Pediatra Ana Jorge.

2 comentários:

pecado original disse...

Isto é que é uma boa reportagem!

Apple disse...

Nada mau heim :p